Texto para trabalhar singular e plural 2º ano

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Buscando por um texto para trabalhar singular e plural 2º ano?

Em síntese, aqui iremos te apresentar atividades palavra no singular e plural para as crianças fazerem.

Acreditamos que o texto para trabalhar singular e plural 2º ano é de fácil compreensão.

Até porque os alunos do segundo ano já conseguem fazer estas tarefas sem grandes dificuldades.

Desse modo, você poderá utilizar este texto para ensinar seus alunos.

Texto para trabalhar singular e plural 2 ano
Texto para ensinar singular e plural 2º ano – Foto: Canva Pro

Confira este texto para trabalhar singular e plural 2º ano

Para começar, nós precisamos dizer que os substantivos possuem várias formas.

Sendo que uma delas é a forma numérica.

Ou seja, pode estar no singular ou plural.

A palavra está no singular quando sua escrita refere-se a um elemento.

Quando se refere a mais de um elemento, usa-se a sua forma plural.

Vale ressaltar que a maioria das palavras é pluralizada adicionando uma letra ao final, mas há algumas exceções.

Quando uma palavra se refere a uma coisa, ela é singular.

Por exemplo: copo, leão, urso, computador, caneta, teclado, etc.

Se caso o substantivo está no plural, isto quer dizer que ele se refere a duas ou mais coisas.

Por exemplo: parques, cachorros, sandálias, ventiladores, etc.

Singular quer dizer que a palavra escrita é sobre apenas um único elemento.

Já o plural denota que o substantivo refere-se a dois ou mais elementos.

Vejamos diferentes exemplos de palavras no singular para fixar melhor o aprendizado:

Mãe
Livro
Caderno
Garrafa

Desse modo conseguimos escrever a forma plural destas mesmas palavras colocando a letra “s” ao final.

Mães
Livros
Cadernos
Garrafas

Então, conseguimos perceber que em vários casos os plurais dos substantivos são indicados pelo uso da letra “s” ao final da palavra.

VIDI I:  Atividades sobre a bíblia para imprimir

Mas e quando a forma singular da palavra já termina em “s”?

Até aqui, tudo é fácil, não é?

Mas temos certeza de que você conseguirá aprender todo o material. Fique atento!

Você deve ter notado que algumas palavras terminam em “s” mesmo estando no singular.

Isso pode vir a representar um ou mais elementos, por exemplo:

Um pires - dois pires

Portanto, para identificar se é um ou mais elementos, devemos colocar um numeral, artigo ou pronome antes da palavra.

Desta forma, nós poderemos entender se na frase trata-se de um ou mais elementos.

Vejamos outros exemplos:

Um lápis - alguns lápis
Um bônus - os bônus
Um tênis - dois tênis

Algumas regras especiais para plurais das quais devemos estar cientes

Quando uma palavra é alterada do singular para o plural, temos que ficar atentos a algumas regras, pois não basta acrescentar a letra “s” no final da palavra.

Agora vamos ver quais são essas regras para não errarmos!

1. Quando as palavras terminam com “r”, “s”, “z”

Nós devemos adicionar “es” no final dos substantivos que terminam com “r”, “s” ou “z”.

Vamos ver estes exemplos:

mar - mares
avestruz - avestruzes
rapaz - rapazes

2. Quando as palavras terminam com “al”, “el”, “ol” ou “ul”:

Você deve substituir o “l” no final da palavra por “is” para formar plurais.

Vejamos mais alguns exemplos:

final - finais
anel - anéis
anzol - anzóis

3.Temos duas outras regras importantes quando substantivos terminam em “il”
Palavra oxítonas

Se forem palavras oxítonas, tiramos o “l” no final e adicionamos a letra “s”. Vejamos dois exemplos:

fuzil - fuzis
anil - anis

Palavras paroxítonas

Se a palavra for paroxítona, nós precisamos trocar o “il” para a terminação “eis” no final.

VIDI I:  Texto para trabalhar substantivo próprio e comum 4º ano

Veja este exemplo:

útil - úteis

4. Quando uma palavra acaba com “m”

Você precisa alterar o “m” por “ns” ao final da palavra para deixá-la no plural, como neste exemplo:

ramagem - ramagens
viagem - viagens
jardim - jardins

5. Quando uma palavra acaba com “ão”

A sua forma plural será “ãos” ou “ães”.  Vamos ver estes exemplos:

anão - anões
mão - mãos
carrão - carrões

6. Quando as palavras são paroxítonas e terminam em “s” ou “x”

Os substantivos ficam na mesma forma, sendo que o plural é indicado pelo uso do artigo antes do substantivo, como nestes exemplos a seguir:

o atlas – os atlas
o lápis - os lápis

Veja mais um artigo interessante aqui: Texto para trabalhar pronomes pessoais 4º ano

Para aprender palavras singulares e plurais é bem fácil

Esperamos que você tenha gostado desta explicação do singular e do plural para alunos da 3ª série.

Aqui tentamos expressá-lo da maneira mais simples, para que todos possam aprender as regras dos números plurais.

Certamente podemos considerar este artigo útil para você e seus alunos.

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Nossa equipe agradece cada vez que você faz isso!

A gente se vê no próximo artigo então, até lá!

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