Curupira para colorir
O curupira faz parte do folclore brasileiro. Portanto, desenhos do curupira para colorir podem não só divertir a criançada, como ajudar a conta essa história tradicional folclórica.
A lenda do curupira descreve um menino, que vive nas matas, com cabelos compridos e vermelhos, tendo os pés voltados para trás.
Diz a lenda do curupira que ele é protetor das florestas. Por isso, vive nas matas, protegendo a floresta de quem quer destruí-la. Conforme os indígenas, o curupira aterrorizava e matava quem entrava na floresta para caçar ou destruir a mata.
Os indígenas sentem tanto medo do curupira que costumam oferecer presentes a ele, assim que entram na mata, para que o curupira não os atinja. E os indígenas que não o fazem afirmam que o curupira pode machucar bastante quem entra na mata densa.
Assim, o curupira assovia constante e insistentemente, para atormentar os caçadores. Para conseguir fugir dele, caso ele te encontre na mata, você precisa fazer um nó em um cipó.
Mas, localizá-lo fica praticamente impossível: ele tem os pés virados para trás e os calcanhares na frente. Ou seja, caçadores quando viam suas pegadas e tentavam encontrá-lo, acabavam perdidos na mata densa, pois eram enganados pelas pegadas do curupira.
De onde vem o nome curupira?
A palavra curupira tem origem indígena, mais precisamente tupi. A definição mais comum data que curupira significa “corpo de menino”, na linguagem indígena.
Mas, existem outras lendas do que o nome significa, sobretudo em relação ao seu cabelo comprido de cor avermelhada.
Como surgiu a lenda?
Por ser uma lenda folclórica brasileira, associada aos indígenas, acredita-se que a lenda do curupira seja bastante antiga. De fato, há menção a respeito do curupira pelo padre jesuíta José de Anchieta, em 1560.
Outros padres jesuítas, na época, também fizeram menções à lenda do curupira, atestando, inclusive, ser uma lenda bem difundida por todo território brasileiro.
Assim, pode-se ver como a lenda é antiga. À medida que a lenda foi-se espalhando, nota-se algumas semelhanças do curupira com a lenda do saci-pererê, por exemplo.
Em algumas regiões do Brasil, há também o Caipora ou Caapora, reconhecido como primo do curupira, que aparece montado, dentro da mata, em cima de um porco-do-mato. Sua função é a mesma do “primo” mais famoso: proteger a mata e atacar quem adentra a mata para derrubar árvores ou matar animais.
Em outros países, como no Paraguai e na Argentina, também existe a lenda do curupira, como um ser que protege as florestas e atormenta que entra na floresta para derrubar árvores e destruir as matas.
Dessa forma, no folclore brasileiro, o Curupira tem a função de proteger as matas, atormentando e ferindo quem entra na mata densa, onde ele habita, para derrubar árvores ou matar animais.
O curupira é um dos personagens folclóricos brasileiros. Imprima estes Drawings to color abaixo para contar mais sobre a lenda do curupira para seus alunos. Eles vão gostar de saber mais sobre esta figura do folclore brasileiro e se divertir pintando.
Clique nas imagens para imprimir e pintar
You will also like: