Text zur Bearbeitung von Singular und Plural im 3. Jahr

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Você está procurando por um texto para trabalhar singular e plural 3 ano?

Em resumo, aqui nós vamos te mostrar atividades sobre palavras singulares e plurais que seus alunos poderão fazer.

Certamente o texto para trabalhar singular e plural 3º ano é de simples entendimento.

Sobretudo porque as crianças do 3º ano já estão aptas a fazer estas atividades com certa facilidade.

Então você pode usar o texto a seguir para que seus alunos aprendam sem erros.

texto para trabalhar singular e plural 3 ano
Texto para trabalhar singular e plural com crianças do 3º ano escolar – Foto: Canva Pro

Text zur Bearbeitung von Singular und Plural im 3. Jahr

Em primeiro lugar devemos falar que os substantivos assumem várias formas, uma das quais é a forma numérica, que pode ser singular ou plural.

Quando a escrita se refere a um elemento, a palavra é singular.

Quando se referir a mais de um elemento, use a forma plural.

Importante falar que a maioria das palavras é pluralizada adicionando-se uma(s) letra(s) ao final, mas há exceções.

Uma palavra é singular quando ela se refere a uma coisa.

Por exemplo: TV, cavalo, gato, computador, caneta, caderno, etc.

No caso de uma palavra plural, refere-se a duas ou mais coisas.

Por exemplo: casas, éguas, sapatos, celulares, mesas, cadeiras, etc.

O singular significa que a palavra escrita se refere a um único elemento.

Plural significa que a palavra se refere a mais de um elemento.

Vejamos diferentes exemplos de palavras no singular para fixar bem o aprendizado:

Pai

História

Caneta

Copo

Dessa maneira essas mesmas palavras podem ser escritas na sua forma plural adicionando a letra “s” ao final.

Pais

Histórias

Canetas

Copos

Assim, nós podemos observar que em muitos casos os plurais das palavras são indicados pela letra “s” no final de uma palavra.

Mas como fazer quando a palavra no singular já termina em “s”?

Até aqui foi bem fácil, não é mesmo?

AUCH SEHEN:  Texto para trabalhar aumentativo e diminutivo

Mas temos certeza que você conseguirá aprender toda a matéria. Continue acompanhando!

Você já deve ter notado que algumas palavras terminam em “s” mesmo estando na forma singular.

Isso pode representar um ou mais elementos, por exemplo:

Um ônibus - cinco ônibus

Portanto, para identificar se é um ou mais elementos, é necessário que nós coloquemos um numeral, um artigo ou um pronome antes da palavra.

Dessa maneira nós conseguiremos entender se trata-se de um ou mais elementos que estão sendo mencionados.

Vejamos outros exemplos:

Um lápis - alguns lápis
Um tênis - os tênis

Algumas regras especiais com as palavras no plural que devemos ficar atentos

Quando uma palavra é alterada do singular para o plural, nós temos que ficar atentos a algumas regras, pois não basta acrescentar a letra “s” no final da palavra.

Vamos ver quais são essas regras agora para não errar!

1. Quando os substantivos terminam em “r”, “s”, “z”

Você precisa adicionar “es” ao final das palavras que terminem com “r”, “s” ou “z”.

Vejamos alguns exemplos:

bar - bares

capaz - capazes

freguês - fregueses

2. Quando os substantivos terminam em “al”, “el”, “ol” ou “ul”:

Você deve trocar o “l” ao final palavra por “is” para formar a sua versão plural.

Vejamos mais exemplos:

animal - animais

coronel - coronéis

azul - azuis

3. Temos duas outras regras importantes quando os substantivos terminam em “il”.

Palavras oxítonas

Se forem palavras oxítonas, elas perdem o “l” ao final e adicionamos a letra “s”. Vejamos dois exemplos:

fuzil - fuzis

funil - funis

Palavras paroxítonas

Se forem palavras paroxítonas, nós temos que mudar o “il” para a terminação “eis”.

Veja como fica:

útil - úteis

4. Quando um substantivo termina em “m”

Você deve trocar o “m” por “ns” no final da palavra para torná-la em plural, como segue:

bagagem - bagagens

viagem - viagens

5. Quando um substantivo termina em “ão”

A forma plural é “ãos” (principalmente) ou “ães”. Vejamos um exemplo:

mão - mãos

melão - melões

6. Quando os substantivos são paroxítonos terminados em “s” ou “x”

As palavras permanecem na mesma forma e o plural é indicado por um artigo antes do substantivo, como nos exemplos abaixo:

o atlas – os atlas

o tênis - os tênis

Confira este super artigo também: A importância da família no desenvolvimento infantil

AUCH SEHEN:  Mathematikaktivitäten im 1. Jahr

Aprender as palavras no singular e no plural é fácil

Nós esperamos que você tenha gostado desta explicação sobre singular e plural para crianças do 3º ano.

Aqui buscamos colocar da forma mais simples para que todas possam aprender as regrinhas do plural.

Certamente podemos considerar que este artigo será útil para você e seus alunos.

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Todas as vezes que você faz isso a nossa equipe fica muito agradecida!

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